FAQ - PERGUNTAS E RESPOSTAS
 
1) O gás do ar condicionado gasta?
Ao contrário do que muitos costumam dizer, o gás não gasta nem envelhece, embora não esteja livre de vazamento. Tanto quanto o carro, o ar-condicionado também merece cuidados especiais e, para funcionar bem, deve ser ligado pelo menos uma vez por semana.

2) Quais os problemas mais frequentes que acontecem com o ar condicionado automotivo?
Cerca de 70% dos problemas deve-se a vazamentos, mas também são comuns na parte elétrica e carga excessiva de gás durante a manutenção, o que pode ser explicado por desinformação do proprietário e serviços não qualificados. Por esse motivo, nada mais indicado que instalar os equipamentos adequados e, sempre, procurar um local onde mecânicos de ar sejam responsáveis pelo serviço.

3) Falta de manutenção pode causar doenças?
Se não for bem feita, a utilização do equipamento oferece riscos à saúde dos ocupantes. Quando não é feita a manutenção do ar-condicionado, pode ocorrer acúmulo de sujeira dentro do sistema e isso aumenta a ocorrência de fungos e ácaros, que desencadeiam processos alérgicos e infecções respiratórias. Um dos sinais de que o ar-condicionado precisa ser vistoriado é quando o ar cheira a mofo. Além do cheiro, é possível perceber que o ar está sujo por alguns sintomas do nosso corpo. Se ao ligar o ar-condicionado a pessoa começa a tossir, fica com o nariz entupido, espirra ou sente irritação nos olhos, pode ser um sinal de que o ar ou está sujo, ou está sendo usado da forma errada.

4) O equipamento de ar-condicionado é o mesmo para todos os modelos de carro?
Não. Na verdade, a diferença está nos modelos 1.0. Para todos os outros, os equipamentos são similares. Nos carros 1000, o compressor tem que ser menor para que não aumente muito o peso do veículo e nem altere o rendimento.

5) O consumo de combustível aumenta usando o ar dentro da cidade e na estrada em torno de quantos por cento?
O consumo do automóvel aumenta com a utilização do ar-condicionado, mas o fator preponderante é a forma de condução. Se o motorista não imprime fortes acelerações, se não estica as marchas demais e não pisa no acelerador sem necessidade, o consumo vai ser menor.

6) Carro equipado com ar-condicionado que não é de fábrica fica comprometido?
O ar-condicionado é um equipamento em que a instalação não é recomendada fora da fábrica. Isso porque pode ocasionar diversas adaptações que, com o tempo, comprometem algum componente ou mesmo a durabilidade do equipamento. O mais comum é a infiltração de água no interior do veículo, além de problemas elétricos, já que conforme a adaptação, mesmo em concessionárias, pode ser utilizada peça paralela. Um bom exemplo é a correia do alternador, que também vai girar o compressor. Em algumas instalações fora da fábrica, a correia utilizada patina e não aciona adequadamente o alternador, que por consequência não carrega a bateria corretamente. O final disso tudo é que o motorista pode ficar na mão.

7) Com chuva, pode ser usado normalmente o ar e o desembaçador traseiro?
Em dias de chuva, o uso do condicionador de ar pode ser normal. Lembre-se apenas de alternar a saída do ar e direcionar para o pára-brisa por um determinado tempo e depois para o interior do carro. Fique atento quando a saída de ar estiver direcionada para o pára-brisa. Nessa posição o recirculador de ar fica desativado, assim, se estiver atrás de um caminhão, vai entrar aquela fumaça desagradável. Já o desembaçador só ligue quando o vidro estiver realmente embaçado. Alguns minutos depois desligue. Isso prolonga a vida útil do desembaçador traseiro.

8) O ar-condicionado possui varias faixas de temperatura, o consumo de combustível aumenta quando este está na posição frio máximo e diminui quando está no frio mínimo ou médio?
O uso do ar-condicionado aumenta sim o consumo de combustível, mas o compressor do ar-condicionado dos carros funciona de forma constante, de modo que, independente da velocidade escolhida, o consumo de combustível será o mesmo.

9) Qual a função do ionizador de ar?
Ionizadores de ar tem como função soprar o ar por agulhas que tem uma carga altamente negativa. Isto faz com que as moléculas de ar (principalmente N2 e O2) se tornem carregadas negativamente. Quando as moléculas carregadas negativamente se dispersam pelo recinto, elas se prendem a poeira, pólen, partículas de fumaça e bactérias, trazendo-as para o chão. Fazendo isso, neutraliza as partículas transportadas pelo ar e limpa o ar do recinto.


 
DADOS PARA CONTATO
Fone: 49 . 3442 3156 - 9107 9733
Rua Paulo Secchi, nº 585
Bairro Vista Alegre, Concórdia / SC
CEP: 89700-000
© - Ideia Good - Soluções para Internet